Retorno do ensino presencial com alunos do 5º anos, na rede municipal de Irati e o uso das mídias digitais no processo de ensino aprendizagem

AUTORA
Diretora Luciana Stroparo

As aulas presenciais tiveram início no Dia 19 de julho, para os alunos do 5º ano da rede Municipal de Educação de Irati. Na Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima, os alunos foram recebidos com muito carinho e atenção. O retorno presencial não foi de cem porcento dos estudantes e alguns alunos permanecerão no ensino remoto, e a escola estará utilizando os recursos digitais para o processo de ensino aprendizagem.

Segundo a diretora Luciana, houve uma preparação da Equipe escolar através de Meet com psicólogos da Secretaria Municipal de Educação, e o retorno presencial aconteceu de forma tranquila e com muito carinho e atenção para com os educandos. Os educandos foram recebidos pela equipe da escola com dinâmicas, ambiente preparado e mimos. De acordo com Luciana, alguns alunos estavam apreensivos, ansiosos, tímidos e outros demonstravam imensa alegria.

A professora Neli fez a acolhida inicial, conversando com as crianças sobre a alegria de todos estarem bem e voltando ao ambiente escolar. Em seguida fez uma dinâmica entregando um circulo amarelo para os alunos e para toda equipe escolar, cada um deveria criar seu emoji de como estava se sentindo, aí cada um ia falando seus sentimento apresentando o emoji e colando um ao lado do outo. Os alunos apresentaram e falaram de seus sentimentos de estarem voltando as atividades no ambiente escolar. Em seguida a equipe da escola também falou dos seus sentimentos, fazendo uma acolhida especial.

Em seguida foi feito orientações de prevenção ao Covid-19, os protocolos de segurança adotados pela escola de acordo com as orientações de saúde para que todos tenham atenção aos cuidados pessoais para evitar contaminação, uso de máscaras, álcool em gel... Também houve o relato de uma professora que teve o Covid, explicando os sintomas iniciais, pois é uma doença difícil, perigosa que realmente requer cuidado de prevenção.

Luciana destaca que os alunos que permanecerão no ensino remoto, irão receber materiais impressos, e a professora estará usando os recursos digitais para trabalhar os conteúdos propostos para turma, tais como; vídeos, aúdios e fotos.

AUTORA
Professora Neli Naimann Rossa, 5º ano

Como estabelecido através de decreto municipal, no dia 19 de julho as escolas municipais de Irati retornaram as atividades presenciais com os alunos de 5º ano. De um total de 12 alunos, 9 retornaram para as aulas presenciais e 3 continuarão realizando atividades remotas através das mídias sócias.

Nossa escola preparou o ambiente para receber os alunos, com todos os protocolos de segurança, mas também, com imensa alegria e esperança, que tudo de certo, e de que possamos dar continuidade aos estudos da forma presencial.

Os alunos chegaram apreensivos, um pouco tímidos.

Foram recebidos com uma dinâmica, na qual puderam representar seus sentimentos através do desenho de um emogi. Mostraram o seu emogi e falaram sobre seus sentimentos e expectativas sobre o retorno das aulas presenciais. Compartilhamos emoções, sentimentos, esperanças, expectativas...

Ouvimos o relato da professora Susana, sobre sua experiência com a infecção por Covid. O relato foi cheio de emoção e agradecimento por ter se curado da doença.

Aqui fica registrado um momento, que com certeza, levaremos conosco até o fim de nossas vidas, e poderemos contar para as futuras gerações.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos do 5º ano estudam sobre Alimentação Saudável, e fazem campanha com orientações aos demais alunos da escola

ÁGUA

Alunos do 5º ano estudam sobre o Sistema Respiratório na Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima