Mídias auxiliam no trabalho de conscientização e preservação do Meio Ambiente

AUTORA
Professora Neli Naimann Rossa, 5º ano

Diante da atual situação, do Brasil e do mundo, como educadores temos a obrigação de trabalhar esse tema com nossos alunos.

Iniciamos com o vídeo “saiba por que é importante cuidar do meio ambiente”, enviado pelo VAMOS LER Geração Digital.

Como moramos em uma área rural, nossos alunos vivem em contato com a natureza e podem observar várias mudanças ocorridas nesse ambiente. Uma delas é o fato de animais selvagens começarem a aparecer próximos às casas, o aumento crescente no número de pássaros, que acredita-se ser causado pela diminuição de seus predadores naturais, a diminuição da mata nativa, dando lugar a plantações de pinos e eucalipto, deixando uma dúvida no ar:

- Qual será a consequência disso a médio e longo prazo?

Notamos também a diminuição no nível de água nos rios e córregos, assoreados pela terra carregada pelas chuvas, mostrando a necessidade de cuidarmos das nascentes e da mata ciliar que protege o rio, sendo que, deve ser a mata nativa, e não plantações de pinos e eucaliptos, como vêm acontecendo.

Através dos estudos realizados, com as mídias, pudemos perceber a importância de cada um fazer a sua parte, cuidar do meio ambiente nos terrenos que pertencem à família, plantar árvores nativas da região, não desmatar próximo aos rios, doar o lixo reciclável para a cooperativa que faz a coleta na comunidade. Com atitudes como essas, estaremos melhorando a qualidade de vida no nosso planeta, são pequenas ações que fazem a diferença.

Período: 01 a 15 de junho

AUTORA
Diretora Luciana Stroparo

Meio Ambiente também foi assunto trabalhado com os alunos do 5º ano, da Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima de Irati.

A professora Neli trabalhou com os alunos a videoaula do Projeto com o tema: Meio Ambiente: entenda como práticas simples ajudam a cuidar do nosso planeta, além deste trabalhou também com outros vídeos explicativos sobre o Meio ambiente, sua importância para a vida humana, os recursos naturais e a importância de preservação e respeito.

Os alunos também receberam materiais impressos como: textos explicativos sobre o assunto, sobre as ações humanas que causam problemas ambientais tais como: poluição, queimadas e desmatamentose também ações que podem contribuir para a preservação dos recursos naturais e preservação da vida. Com o tema abordado os alunos produziram textos Também elaboraram cartazes de conscientização e respeito à natureza.

De acordo com a diretora Luciana, foi um trabalho muito valioso e importantíssimo realizado pela professora Neli, na turma do 5º ano, onde envolveu os educandos com o tema Meio ambiente, contextualizando á realidade onde vivem, ou seja, zona rural, ressaltando a necessidade de sobrevivência, despertando a consciência pela preservação e cuidados com a vida.

Luciana comenta que, mediante ao trabalho realizado pela professora os alunos sentiram-se motivados no desenvolvimento das atividades propostas onde os trabalhos foram realizados com dedicação e empenho. Lembrando também da importância do envolvimento familiar nas atividades remotas, inclusive nas atividades do Projeto Vamos Ler.

Outro fator importantíssimo neste cenário pandêmico é a utilização das mídias na construção do conhecimento de nossos educandos.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos do 5º ano estudam sobre Alimentação Saudável, e fazem campanha com orientações aos demais alunos da escola

ÁGUA

Alunos do 5º ano estudam sobre o Sistema Respiratório na Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima