ÁGUA

AUTORA
Professora Neli Naimann Rossa, 5º ano

Um tema preocupante, e que deve ser debatido entre essa nova geração, que dentro em breve, estará tendo a responsabilidade de cuidar das nascentes e rios da região.

É perceptível que eles amam a natureza e tudo o que dela faz parte, cobrando de seus familiares, para que cuidem e preservem. Contudo, faz-se necessário este estudo aprofundado sobre a preservação das nascentes, rios, evitar o desperdício da água em nossas casas.

Iniciamos os estudos com a videoaula do Projeto vamos ler, que trouxe uma grande reflexão sobre o tema. Foram realizadas leituras e tarefas escritas envolvendo o uso racional da água...

Como proposta de atividades pedi para que mandassem fotos de nascentes e rios preservados, desenhos e frases. A aluna Vanessa nos presenteou com uma linda foto de uma nascente preservada nas terras do seu avô em Rio Corrente, interior de Irati. Também a aluna Bianca fez um vídeo mostrando a beleza presente às margens do Rio Preto na comunidade rural de Pirapó.

Todos os alunos se empenharam produzindo desenhos, frases e fotos, mostrando como podemos usar a água sem desperdiçar, de forma consciente.

Cabe a cada um de nós fazer a sua parte, assim fica a dica:

...cuide, preserve...

AUTORA
Diretora Luciana Stroparo

O Uso da Água também foi assunto trabalhado com os alunos do 5º ano, da Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima. Foi trabalhado com a vídeoaula do Projeto Vamos Ler - “Água: como economizar, racionar e cuidar desse bem tão precioso para o ser humano”, assim sendo, os alunos puderam ampliar os conhecimentos e refletir sobre suas atitudes no dia-a-dia. Também receberam textos explicativos e de posse desses conhecimentos confeccionaram cartazes sobre a importância da água e também enviaram fotos, vídeos, mostrando maneiras de economizar água, usando o necessário.

De acordo com Luciana, trabalhar esse tema com os alunos das séries iniciais é de fundamental importância, pois a água é o meio de vida dos seres vivos sejam eles animais, vegetais e humanos e sem água é impossível a manutenção da vida. Tendo esse entendimento se faz necessário aprender maneiras de preservação desse recurso valioso, evitando o desperdício, e realizando o consumo de forma consciente, entendendo que a água é fonte de vida.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos do 5º ano estudam sobre Alimentação Saudável, e fazem campanha com orientações aos demais alunos da escola

Alunos do 5º ano estudam sobre o Sistema Respiratório na Escola Rural Municipal Atalino Borges de Lima